Home Blog Diabetes Tipo 2: Como Controlar Através da Alimentação?

Diabetes Tipo 2: Como Controlar Através da Alimentação?

0
0
36
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Uma pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina ou não produzir insulina suficiente para manter o nível de glicose normal. Além disso, essa doença está descrita como umdistúrbio metabólico e possui múltiplas causas.

Alguns sintomas relacionados com a doenças:
– Urina em excesso
– Muita sede
– Fraqueza, cansaço e desânimo
– Difícil cicatrização
– Perda de peso sem motivo

A doença está relacionada com os hábitos alimentares dos indivíduos. É importante ter uma alimentação equilibrada, rica em fibras e sempre estar atento aos alimentos de alto índice glicêmico, como pão branco, arroz branco, farinha branca, bolachas e produtos industrializados.

Os elementos com alto índice glicêmico elevam rapidamente a glicose no sangue levando ao pico de insulina, justamente o hormônio que os diabéticos tem dificuldade em produzir. Por não conseguir absorver a glicose corretamente, ela fica na corrente sanguínea e pode levar a complicações como aoxidação dos vasos.

Alimentos que ajudam a regular os níveis de glicemia

Alimentos que ajudam a regular os niveis de glicemia

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que auxiliam na sensibilidade das células periféricas á ação da insulina, ou seja ajuda a controlar os níveis glicêmicos. Além disso, essa fruta ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL (ruim), e aumentar o HDL (bom), o que é ótimo para os diabéticos que tem maior tendência a desenvolver problemas cardiovasculares.

Aveia

AveiaA aveia é um alimento que possui fibras solúveis, ou seja, ela tem uma ação hipoglicemiante (ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, evitando o pico de glicemia) e hipocolesterolêmica (controla a absorção do colesterol), além de promover saciedade.

Canela

A canela ajuda no controle glicêmico por conter polifenóis que diminuem a resistência á insulina, ela possui também substância antioxidante, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Recomenda-se 1 g de canela por dia.

Linhaça

LinhaçaA linhaça é uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, como todo alimento rico em fibra vai ajudar a controlar os níveis de glicemia, além de possuir ômega 3, ácido graxos que também são benéficos para os diabetes. A linhaça ajuda no funcionamento do intestino e promove a saciedade.

Batata yacon

A batata yacon é um tubérculo conhecida como a “batata dos diabéticos”, ela ajuda a reduzir os níveis de glicemia do sangue por ser rica em carboidrato frutooligossacárico, ou seja, tem uma absorção mais lenta. Além disso, ela apresenta 26% a 32% de fibras solúveis, a inulina, um prébiotico que ajuda no funcionamento do intestino. Recomenda-se a ingestão de 100g por dia.

Sementes oleaginosas

Sementes oleaginosasAlguns exemplos de sementes oleaginosas são as nozes, amêndoas e as castanhas, que são fontes de gorduras boas que são anti-inflamatórias e antioxidantes, além de serem ricas em fibras, ou seja, ajuda na diminuição dos níveis glicêmico.

Biomassa de Banana Verde

A biomassa de banana verde é um aliado no controle da diabetes. Por ser um amido resistente ela promove a saciedade e ajuda nofuncionamento do intestino, o que é importante para a prevenção e tratamento da doença, além de ter uma resposta glicêmica mais lenta. Pode utilizar a biomassa em sucos, doces, caldos, sopas, entre outros, assim ela melhorará o índice glicêmico do alimento consumido.

Salmão

O salmão é rico em ômega 3 e antioxidantes, o que ajuda a combater doenças cardiovasculares, além disso, ele é capaz de melhorar a resistência à insulina, ou seja, ajuda na diabetes.

Lembre-se que as quantidades recomendadas variam muito de pessoa para pessoa, até mesmo os alimentos, o que pode fazer bem para um, pode prejudicar o outro. Procure um nutricionista para te auxiliar na melhor opção para sua saúde.

Aprenda 200 Receitas Para Diabéticos

Fonte: http://lemanjue.com.br/diabetes-tipo-2-como-controlar-atraves-alimentacao/

Avalie!
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
  • Omelete de Tofu

    Clique aqui e aprenda AGORA a preparar receitas para diabéticos de Entradas/Saladas... del…
  • Antepasto de peixe com molho picante

    Clique aqui e aprenda AGORA a preparar receitas para diabéticos de Entradas/Saladas... del…
  • Salada de bacalhau

    Clique aqui e aprenda AGORA a preparar receitas para diabéticos de Entradas/Saladas... del…
  • Salada de Peixe

    Clique aqui e aprenda AGORA a preparar receitas para diabéticos de Entradas/Saladas... del…
  • Quiche Lorraine Diet

    Clique aqui e aprenda AGORA a preparar receitas para diabéticos de Entradas/Saladas... del…
  • ESPECIAL FESTA JUNINA: Curau de cenoura e milho

    Clique aqui e aprenda a preparar receitas para diabéticos típicas com aquele toque saudáve…
Ler Mais Artigos
Comentários Fechados

Leia Também

Omelete de Tofu

Clique aqui e aprenda AGORA a preparar receitas para diabéticos de Entradas/Saladas... del…